sábado, 21 de fevereiro de 2015

Mau hálito pode ser psicológico? Confira 7 curiosidades

Especialista revela sete curiosidades sobre a halitose que você provavelmente não sabia 

 


Você sabia que o mau hálito pode ser psicológico? Ou então que ele pode causar depressão? Pois é, por mais que esse mal seja um problema bastante comum, ainda existem muitas coisas sobre ele que pouca gente sabe. Por isso, Ana Kolbe, dentista especializada no diagnóstico e tratamento da halitose, conta 7 curiosidades sobre o assunto. 


1. O mau hálito pode ser psicológico
Além de ser psicológico, ele é muito mais comum do que você imagina. “Aproximadamente 20% dos pacientes que nos procuram pensam que tem halitose, mas na verdade não tem. O paciente pode associar atitudes como coçar o nariz perto deles, ao fato de estarem com mau hálito”, diz Ana. 
Só que eles esquecessem que aproximadamente 40% da população é portadora de rinite alérgica e coça o nariz constantemente por isso. “A halitose imaginaria pode levar, em alguns casos, a alucinação olfativa,fazendo com que eles realmente achem que sentem o mau hálito. Muitos desses casos precisam de ajuda psicológica ou até psiquiátrica”, diz a especialista. 

 Foto: Lighthunter / Shutterstock
2. Nem sempre o mau hálito tem a ver com higienização bucal falha
Existem vários outros motivos que podem causar a halitose que vão desde ingestão de medicamentos até maus hábitos alimentares. Normalmente,quando a pessoa percebe que tem halitose, intensifica ainda mais seus cuidados com a higiene bucal na tentativa de acabar com o problema. “Fazendo isso, alguns usam muita força durante a escovação, escovam os dentes muitas vezes ao dia e ainda usam escovas duras para tentar melhorar os resultados. Com isso, acabam causando outros problemas, como a retração gengival, que intensifica o mau hálito”, diz Ana.  

 Foto: Kateryna Larina / Shutterstock
3. Menos de 10% dos casos de halitose são causados por problemas estomacais
Para a especialista, esse número deve ser ainda menor. “Na minha clínica, não diagnostico nem 1%. Nós temos vários sistemas de segurança em nosso organismo para que os odores da fermentação dos alimentos que ocorrem no estômago não retornem para a boca. Se fosse assim, tudo que comeríamos deixaria cheiro na boca como leite azedo, peixe e etc.”, diz Ana. 


 Foto: Alice Day / Shutterstock
4. Halitose pode causar depressão
A halitose mexe com a auto-estima, a auto confiança, causa bulliyng e discriminação social e profissional podendo levar o paciente ao isolamento, depressão e até tentativa de suicídio. 

 Foto: Werner Heiber / Shutterstock
5. Prisão de ventre pode causar mau hálito
A prisão de ventrepode sim ser responsável pelo mau hálito. Isso acontece porque os gases produzidos no intestino (pelas bactérias proteolíticas) através da fermentação dos alimentos (e das flatulências comuns desse mal) acabam sendo absorvidos pela corrente sanguínea e levados até o pulmão onde são eliminados pelas vias respiratórias, explicandoassim a origem desse tipo de halitose.

 Foto: Valua Vitaly / Shutterstock
6. Pessoas estressadas têm mais propensão para ter mau hálito 
O estresse causa uma redução da produção de saliva, pois a atividade das glândulas salivares depende, entre outros fatores, do equilíbrio do Sistema Nervoso Central, que fica instável em situações de nervosismo. “O estresse é uma das causas mais frequentes de halitose e vem sendo responsável pelo aumento do numero de portadores de halitose no mundo”, diz Ana.

 Foto: Catalin Petolea / Shutterstock
7. Mesmo que você não sinta, você pode estar com mau hálito
A fadiga olfativa é quando o nariz se acostuma com o cheiro exalado da boca e passa a não mais detectá-lo como mau cheiroso. Por isso, é possível sim que você tenha halitose e não tenha percebido. 

 Foto: CREATISTA / Shutterstock

 

0 comentários:

Postar um comentário