segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Dente torto pode causar rugas

O bigode chinês é um dos que tem o aspecto piorado pelo desequilíbrio da arcada dentária

 

Nem só de cremes caros vive uma pele bonita e sem rugas. Segundo a cirurgiã-dentista, Debora Ayala, membro da Academia Europeia e Brasileira de Odontologia Estética, a má posição dos dentes pode gerar rugas precoces. Isso ocorre devido à inclinação e deformação da musculatura junto com a pele. “Quando uma pessoa apresenta a inclinação diferente de um lado e do outro, o lado mais caído é o que o que ela mais mastiga, fazendo com que o lado que menos se exercita suba”, diz.  

 

Essa diferença faz com que o lado mais caído ‘despenque’ e crie rugas nasolabiais – no nariz e nos lábios – a comissura labial (bigode chinês) cai mais, assim como a aba do nariz. “O lado que sobe tem mais rugas ao redor dos olhos e as sobrancelhas ficam diferentes. Isso mostra a interferência dos dentes, que muda a sustentação óssea e interfere na pele e musculatura. A partir dos 30 anos essa diferença entre os lados do rosto é fácil de ser identificada”, afirma Debora.
A boa notícia é que existe tratamento com aparelhos que reposicionam os dentes e levantam a mordida. “A técnica de Ortodontia Avançada, que faz uso de mini-placas, promove maior equilíbrio facial e reposicionamento dentário. É a técnica que vai estabilizar mais, melhor e de maneira mais rápida”.

A posição dos dentes muda a sustentação óssea e interfere na pele e musculatura
A posição dos dentes muda a sustentação óssea e interfere na pele e musculatura
Foto: lenetstan / Shutterstock
A dentista diz que você começa o tratamento sabendo quando vai terminar e sem uso de aparelho posteriormente, já que ele não reposiciona apenas os dentes, mas também toda a massa óssea. “E isso traz outros benefícios como melhor posicionamento da cabeça, diminuição de dores cervicais, melhora sono e respiração, entre outros”, afirma.
Para não deixar o problema chegar, Debora Ayala indica placa de mordida, ortodontia avançada e reabilitação oral. “É importante também checar com o dentista o desgaste dos seus dentes, principalmente se o desgaste faz um lado do rosto despencar mais que outro”.

 

0 comentários:

Postar um comentário